domingo, 29 de julho de 2012

SINTRA: 2007/2012 – 1758 DIAS À ESPERA DO FONTANÁRIO…

QUANDO VOLTAR, DEVEMOS TER BANDA A TOCAR…

Receio que a actividade acelerada de alguns políticos, numa altura em que as vagas de fundo para novas candidaturas se projectam, não os ajude a esclarecer dúvidas sobre a preservação do património histórico sintrense.

A história do Centenário Fontanário Neo-Manuelino da Estefânia, deslustra o perfil da capacidade política dos responsáveis, tão frequentes no aparecimento publico mas incapazes de falar sobre a recuperação e paradeiro do fontanário. 

O fontanário (do qual só a parte superior foi roubada) era esta bela peça:


Poucos dias depois do dito roubo, toda a parte não roubada foi retirada por serviços camarários, cumprindo – por certo – ordens de um alto responsável. Foi informado que estaria a ser recuperado para a recolocação no local.

Vamos a caminho de cinco anos e nada vem a público sobre o fontanário.

Não queremos réplicas…queremos o original

Recentemente, a propósito do relógio retirado em 2009 e de um novo ter passado a dar horas aos transeuntes, escrevia-se que o facto “deu satisfação aos insistentes pedidos que eram recebidos por parte da população” (Jornal de Sintra de 6.7.2012).

Um representante da Junta de Freguesia “congratulou-se com a colocação do dito relógio e deu conhecimento do trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia” (*).

No entanto, segundo se lê nas duas páginas dedicadas à cerimónia e história do relógio…este, apesar da utilidade, é uma réplica do anterior.

O fontanário de que há cinco anos esperamos o regresso é o original.

Tendo em conta a dimensão histórica e artística, a sua antiguidade e beleza, quando o Fontanário da Estefânia regressar ao seu lugar, espera-se uma cerimónia de grande repercussão, com uma boa banda musical.


(*) – A mesma Junta que, pela voz do seu Presidente, parece desconhecer o que se passa com o Fontanário, se tivermos em conta uma entrevista publicada no JS de 16.12.2011.



3 comentários:

Pedro G.S. disse...

Sr.Castelo gabo a sua firmeza pq os fregueses desta fregesia é que deviam exigir à junta a prestação de contas da fonte a quem a mandou tirar,para dar nas vistas serviu o relógio mas da fonte fingem que não existiu o q é uma vergonha. Concordo que uma pessoa de Sintra é que devia aparecer a concorrer por que se mentir somos nós a obrigar a sentir vergonha e os outros são paraquedistas que querem tachos e abalam sem nada feito e sem lhes vermos mais a cara.

Anónimo disse...



O RELÓGIO FOI UMA REPLICA COLOCADA.
ESTE PODERA SER O MESMO.

Fernando Castelo disse...

Caro Anónimo,

Já me chegou aos ouvidos qualquer coisa sobre isto. Parece que aguarda uma data para colocação...sabe-se lá se em campanha eleitoral. Vamos a ver se é a parte inferior original ou se o Vereador que terá dado indicações para retirar a parte não roubada tem de prestar contas públicas da peça anterior.

Obrigado pela visita,

Fernando Castelo