quinta-feira, 12 de julho de 2012

ELÉCTRICO DE SINTRA: VERDADES E OMISSÕES

Dois modelos diferentes mas muito belos


Por vezes, pequenas coisas ajudam na avaliação de pretensos grandes perfis.

Isto a propósito de uma peça ontem apresentada no Telejornal da RTP, que poderia e deveria ter sido mais completa se tivessem sido consultados outras pessoas conhecedoras do que se tem passado com o Eléctrico de Sintra.

Lia José Rodrigues dos Santos: "O eléctrico de Sintra está parado há vários dias. Foram roubados cabos e peças em cobre, o que obrigou à paralisação do veículo, uma atracção turística nesta altura do ano".

Uma meia-verdade, porque o "histórico" Eléctrico de Sintra, está parado desde o ano passado, pelo que dizer-se "há vários dias" sofre do vício da imprecisão, limitando a visão correcta do ouvinte. Ainda se dissesse "há vários meses".

Seguiram-se palavras de Marco Almeida, Vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, das quais se poderá inferir que os roubos foram recentes, quando se verificaram (pela primeira vez) logo no princípio do ano.

Por outro lado, o autarca aproveitou para dar a conhecer que "A Câmara já investiu aqui dois milhões e quinhentos mil euros ao longo destes últimos 3 anos".

Foi pena que o Dr. Marco Almeida não tenha clarificado suficientemente os custos, pois não foi a Câmara a suportá-los, já que beneficiou de um mecenato de 2 500 000 de euros por parte da empresa que construiu o Fórum Sintra (Multi Developments).

No final, a repórter deixou uma pequena cereja para meditarmos: "A autarquia pondera instalar câmaras de videovigilância". Estarão em vias de ser encomendadas? A quem?

A notícia tinha um fim em vista e foi cumprido, mas impunha-se ter sido mais completa.

Felizmente, a "nossa memória" ainda funciona... 


5 comentários:

Anónimo disse...

Já agora, o sistema de video vigilancia que a Camara de Sintra questiona a respectiva aquisição também inclui sistema de música tal como os famosos candeeiros ou não ?
Por apenas mais uns milhares de euros ficava o serviço completo .

João Figueiredo

Fernando Castelo disse...

Caro visitante Figueiredo,
Ainda bem que fez esta pergunta. Começo a pensar que em nome da videovigilância se está a alimentar a esperança numa boa factura.
Ao fim e ao cabo, pelo que é dito, o dinheiro gasto num candeeiro destes poderia ser aplicado - com ganhos relevantes - numa caixa de música.
Curiosamente, fala-se de videovigilância mas a garagem onde estão os eléctricos recolhidos não tem portas nem protecção há anos. Ainda não roubaram os eléctricos? Realmente são pesados, mas se o fizerem logo aparecerá um político que esteja em campanha eleitoral a garantir que vai tomar medidas contra isso.
É triste o ponto a que a nossa Sintra chegou...

pedro macieira disse...

Oportuno post -Irei tocar neste assunto do eléctrico mais uma vez no meu blogue,e dos silêncios que Fernando Seara, e toda a vereação camarária = a falta de respeito com os municipes de Sintra,tem tido desde Outubro do ano passado, só quebrado agora com notícia do Público e agora com a reportagem da SIC.
Acompanhando há muito tempo as vicissitudes do eléctrico da Praia das Maçãs, tenho acompanhado com vários posts e visitas à Ribeira de Sintra,com muita tristeza o que tem acontecido ao eléctrico desde que um malfadado temporal fez cair uma árvore sobre um post da linha aérea do eléctrico em Monte-Santos em Outubro de 2011.
Um abraço

Fernando Castelo disse...

Caro Pedro Macieira,
Segundo julgo saber, até os danos causados pela queda de um pinheiro terão sido ressarcidos pelo dono da propriedade.
A notícia que deu origem ao meu artigo foi na RTP. Sei agora que - por coincidência, não é verdade? - a SIC também fez notícia.
O eléctrico, o NOSSO eléctrico, não pode nem deve servir de linha eleitoral para ninguém. Muito menos ser castrado na sua utilização regular pelas populações e pelos turistas que - todos os dias - chegam a Sintra, mas só o podem utilizar dois dias por semana. Como é possível que alguém admita que o nosso património esteja parado...deixando espaço para o transporte rodoviário? Alguém que muito ama o eléctrico (cuja identidade reservo) dizia-me: "Se o cabo estivesse operativo no devido tempo, a receita já o tinha pago várias vezes". Abraço,

pedro macieira disse...

http://riodasmacas.blogspot.pt/2012/07/camara-municipal-de-sintra-o-electrico.html
Um abraço