domingo, 12 de fevereiro de 2012

PARA A HISTÓRIA DO NOSSO POVO...EM EDIMBURGO

Quem vá ao Calton Hill, um parque público de Edimburgo, pode apreciar um imponente canhão feito em bronze, nele constando o nome de D. Diego da Silva, que foi 5º Conde de Portalegre (viveu entre 1579 e 1640):



Portugal vivia nessa altura um momento difícil da sua história e, não sendo o autor desta pequena peça historiador, talvez alguém mais habilitado possa ajudar ao nosso conhecimento.

No local, existe uma folha informativa que, aparentemente, é contraditória no que se relaciona com a data em que o canhão foi feito: refere século XV enquanto que a data gravada no canhão é do século XVII. 

A informação aponta o canhão como sendo português.


De qualquer forma, ficamos a saber que o canhão tinha armas reais de Espanha (era o reinado de Filipe IV de Espanha e III de Portugal), andou pelas colónias portuguesas no sudeste da Ásia e estaria na costa oeste da Birmânia quando foi capturado pelos ingleses, que depois o levaram para Edimburdo.

Fez parte de um conjunto de seis, mas os outros cinco foram derretidos em 1940 para que o metal fosse aproveitado na II Guerra Mundial.

Em 1887 foi instalado no Calton Hill, onde os portugueses o podem apreciar em toda a sua beleza...meditando na riquíssima história do nosso povo.


Sem comentários: