sexta-feira, 1 de abril de 2011

FINALMENTE...

Havia alguma agitação no local. No entanto, como pouco passava das sete horas da manhã, a operação decorria sem muitos curiosos.  Apenas alguns madrugadores, como eu.

Um dos membros da equipa segurava a chave e outro o cadeado. Um terceiro preparava-se para agarrar a corrente do portão. O provável encarregado ainda tinha as mãos nos bolsos, certamente porque não estava em período de horas extraordinárias. O quinto, dava ares de supervisor de tudo o que os outros preparavam.  Um sexto orientava. O sétimo era eu.

Aberta a cancela,  um casal que aguardava do outro lado da rua, pegou nas vassouras e nas pás e vá de varrer. Limpar o lixo que se tinha amontoado ao longo dos anos num espaço camarário, ali mesmo onde é a Direcção Financeira e a 200 metros dos Paços do Concelho, não era coisa de somenos importância.

Permiti-me, ainda, gracejar: -"Será que esta limpeza tem a ver com o turismo ou com o marketing da Sintra Romântica?" "Agora como vamos mostrar aos turistas isto tudo limpo?"

A dez metros, empoleirados em escadotes, outros dois técnicos esforçavam-se para estragar mais a estufa, aquela coitadinha digna de postais por todo o mundo, mas que não mereceu a plantação de nenhuma rosa nem a câmara da TV apontada antes de se cantarem os parabéns. Arrisquei perguntar porque estavam a tirar a ferrugem, mas não ligaram.  

Às sete horas de hoje, naquele espaço camarário e acolhedor como é o Casal de S. Domingos, o lixo deixou de fazer parte do património dos cheiros e do lugar.

Para recordação dos leitores, deixo umas imagens do local que, graças ao lixo, quase se tornou uma zona de peregrinação.



Bem hajam, então, os responsáveis.

Fernando Castelo

1 de Abril de 2011

1 comentário:

António disse...

Ora bem eu vou comentar um pouco tarde, mas no dia 1 de Abril? Não, essa não dá para acreditar, até é sexta feira, é um mau dia para dar inicio a uma obra tão importante.
Como seria bom, mas deve ser só miragem.