segunda-feira, 25 de abril de 2011

37º ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO DE ABRIL

Hoje, para quem viveu naquela época, os corações batem mais forte. Pela madrugada fora tudo se foi agitando, as pessoas tinham medo que a revolução falhasse, tal como no 16 de Março anterior tinha sido dominada a chamada revolta das Caldas.

Até aos dias de hoje, o trajecto da nossa vida colectiva não tem sido fácil essencialmente para os trabalhadores, nos quais me incluí durante 52 anos.

Aos jovens de hoje, por responsabilidades dos sucessivos governos, o 25 de Abril tem sido ocultado na sua essência, no seu espírito, daí resultando um maior poder para as castas dominantes que progressivamente tomaram conta da nossa sociedade.

O 25 de Abril libertador, aquele que pretendia abrir as portas que "Abril abriu", foi sendo boicotado ao longo dos tempos, chegando-se hoje à triste situação do poder estar ainda mais concentrado nos grupos económicos do que antes de Abril.

Os jovens precisam de saber e compreender como se vivia naquela época, como partiam para uma guerra colonial a defender interesses que não eram deles.

Foi feliz a imagem que se colou ao 25 de Abril, com uma criança, as armas com flores, os militares em aliança com o Povo que libertaram. Correu mundo: 



Recorde-se o papel que o MFA desempenhou nas campanha de sensibilização pela democracia, apoio escolar e estruturas sociais.



O 25 de Abril com que sonhámos rápidamente foi desvirtudado por sucessivos governos.  

Por último, para uma recordaçâo daqueles tempos, a reprodução da marcha "a life on the ocean wave" que sempre identificámos com os Militares e com a Revolução de Abril:


Um bom 25 de Abril para todos e que o futuro de Abril possa ser alcançado, na senda do progresso e do bem estar, pelos filhos mais nobres deste povo: - Os trabalhadores. 

Fernando Castelo

Sem comentários: